Notícias

Dicas de como lidar com os desafios da volta às aulas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Dicas de como lidar com os desafios da volta às aulas

Medo e insegurança são algumas das sensações que precedem a volta às aulas. Esses sentimentos são normais e comuns em várias idades, afinal, são professores, colegas e um ambiente novo, conteúdos inéditos a serem enfrentados. Mudanças geram preocupação. É importante que saibamos falar sobre elas.

Existem diversos motivos que podem tornar difícil esse momento. A mudança na rotina é um deles. Ao longo das férias, geralmente temos mais tempo disponível para ficar junto com nossos pequenos, o que dificulta ainda mais o retorno às aulas. É importante que criemos recursos para amenizar o impacto nessa rotina e que tornem o retorno à escola o mais prazeroso possível. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que irão auxiliar você e seu pequeno na volta às aulas!

 Encarando a realidade

Tratar a escola como um ambiente agradável é um fator decisivo na forma que seu pequeno irá encarar os estudos. Nunca se refira a escola como uma punição ou castigo. Sugerir recompensas como passeios ou presentes decorrentes do ato de ir à escola ou estudar não é uma opção.

 Voltando aos poucos…

Durante as férias é comum que a rotina diária mude. Vamos dormir mais tarde e também acordamos mais tarde. Acabamos a acostumar nosso corpo com essas pequenas mudanças. A transição para os horários letivos deve ser feita de forma gradual. Uma boa dica é tentar ir para a cama mais cedo e também despertar mais cedo uns dias antes da volta definitiva à escola.

 Checklist

Junto com seu pequeno, organize a escrivaninha e suas gavetas. Tire tudo o que não será mais utilizado e deixe espaço livre para os novos materiais. Reserve um local para estudo, que seja confortável e agradável.  Confira se sua mochila está nos conformes checando cada material como cadernos, lápis e livros. Convide ele também a conferir seu uniforme e utensílios como lancheira e bolsa de lápis.

 Definindo uma rotina

Crie uma rotina de horários junto com seu pequeno antes de tudo recomeçar. Nela, deverão ser considerados os momentos de lazer, como os momentos de leitura, visitas a parques, cinemas e casa de amigos. Também os horários de aulas na escola e fora dela, como inglês, música e esportes. Isso ajudará seu pequeno a se localizar ao longo do ano.

 Novos desafios

As matérias e conteúdos novos a serem aprendidos podem parecer um bicho de sete cabeças. Tranquilize seu pequeno em relação a eles! Deixe claro que você e o professor ou professora estarão presentes para ajudá-lo no que precisar.

É importante dizer que, apesar de todos os desafios, o ambiente escolar tem muito a construir para o crescimento dos pequenos. No Instituto Eros Gustavo eles aprendem muito sobre independência, socialização e ainda surpreendem a família toda com a capacidade de aprender e ensinar o que descobrem por lá! Então, com o seu apoio, tudo será mais fácil.

Bom ano letivo, boas aulas!!!

Fonte: leiturinha/blog
Texto: Caroline Lara
Patricia Lima
Patricia Lima
Read More
Excelente escola, boa estrutura, ótimo relacionamento com pais e ótima plataforma de ensino.
Leticia
Leticia
Read More
Escola excelente, tem uma ótima estrutura e oferece um ótimo conteúdo. Equipe preparada. Bem organizada. Estou muito satisfeita com o método e a evolução que a minha filha vem apresentando.
Emerson Rodrigues
Emerson Rodrigues
Read More
Ótima escola. Meu Melhor investimento.
Previous
Next

Instituto Eros Gustavo - 2020 - Todos os Direitos Reservados.